Covid-19
Endereço Rua 7 de Setembro, 499 - Centro - Paiçandu - Paraná - Centro
Telefone 44 | 3244-0400
Acessibilidade Cadeira

Prefeito e vereadores vão até Curitiba solicitar que Paiçandu vire comarca

Segunda-feira, 23 de abril de 2018

Última Modificação: 23/04/2018 09:36:52 | Visualizada 3434 vezes


Ouvir matéria

No último dia 17, o prefeito Tarcisio Marques dos Reis, esteve em Curitiba, acompanhado do presidente da Câmara Municipal de Paiçandu Nilson Ribeiro Chagas e do vereador Carlos Fenille para solicitar ao Governo do Estado que Paiçandu se torne uma comarca.

O QUE É UMA COMARCA?

A comarca representa a área em que um Juiz desempenha sua jurisdição. Uma comarca pode ser constituída de uma ou mais cidades e pode ter um ou mais juízes. Para que a área de atuação seja delimitada, é preciso levar os seguintes fatores em consideração:

Total de habitantes na cidade;

Quantidade de eleitores na cidade;

Extensão territorial das cidades de um município;

Fonte: http://blog.examedaoab.com/posts/direito/conheca-as-diferencas-entre-comarca-vara-entrancia-forum-e-instancia/110

De acordo com o prefeito Tarcisio, essa mudança seria benéfica para a população, o pedido vem sendo feito desde 2013 e agora foi reafirmado junto a governadora do estado do Paraná Cida Borghetti e o desembargador Renato Braga Battega.

A partir de agora serão feitos os estudos, as autoridades competentes estão inclinadas à aceitar o pedido do prefeito e dos vereadores. O único empecilho visível, seria a questão dos custos, relativos a construção de prédios e todo o aparato jurídico. Mas em contrapartida, o atendimento à cidade de Paiçandu e as cidades vizinhas auxiliaria no trabalho da Comarca de Maringá.

O município de Doutor Camargo apoiou a ideia de Paiçandu, o prefeito de Doutor Camargo, Édilen Henrique Xavier, também participou da reunião e apoiou o prefeito Tarcisio no pedido.

Atualmente a população de Paiçandu, depende de Maringá, para Fórum e promotoria pública. A criação da comarca permitira que se instalassem aqui em Paiçandu, contemplando as cidades vizinhas. Essa mudança também implicaria em melhorias para as polícias militar e civil e a possibilidade de implantação de um Corpo Militar de Bombeiros.

Agora, o governo do estado irá realizar os estudos necessários para a mudança e assim que obtiverem os resultados irão informar o prefeito Tarcisio. Os vereadores da Câmara Municipal de Paiçandu apoiam e estão auxiliando a processo de criação da Comarca do Município de Paiçandu.

 Galeria de Vídeos

 Galeria de Fotos

 Veja Também