Covid-19
Endereço Rua 7 de Setembro, 499 - Centro - Paiçandu - Paraná - Centro
Telefone 44 | 3244-0400
Acessibilidade Cadeira

Palestra sobre aplicabilidade da temática indígena dentro e fora do espaço escolar é realizada em Paiçandu

Segunda-feira, 16 de abril de 2018

Última Modificação: 18/05/2018 10:51:27 | Visualizada 745 vezes


Ouvir matéria

Na segunda-feira (09) a Secretaria de Assistência Social, em parceria com as secretarias de cultura e educação, realizaram uma palestra para professores e coordenadores do município, ministrada pela professora Isabel Cristina Rodrigues, com o tema: “A temática indígena e a aplicabilidade da Lei 11.645/2008 dentro e fora do espaço escolar”.

O objetivo do evento foi compreender a forma de organização social indígena e conscientizar os professores a trabalhar de forma mais ampla sobre esses povos dentro das escolas.

Este também foi o primeiro passo para um projeto que envolve a construção de políticas públicas, debates e encontros para a discussão de povos tradicionais em Paiçandu. 

O secretário de assistência social Josivaldo de Souza Reis, falou sobre a importância desses debates: “A questão indígena têm que ser discutida como política pública, assim como também toda a situação relacionada aos povos tradicionais, e é isso que nós da assistência social estamos fazendo junto com as demais políticas de educação e cultura.” Afirmou Reis.

O secretário de cultura Luciano Scuissato, comenta a relevância desses encontros para o munícipio: “Questões como diversidade e cultura brasileira já fazem parte da secretaria. Promover esses diálogos traz uma compreensão das diversas formas de organizações sociais, para que todas essas culturas sejam valorizadas”. Explicou Scuissato.

A palestrante, Professora Dr. Isabel Cristina Rodrigues, parabenizou a iniciativa das secretarias e explicou o valor que isso mostra: “Foi dado o primeiro passo para um trabalho de curto, médio e longo prazo referente a várias questões sociais sobre esses povos indígenas. Uma das principais ações discutidas foi a de um acolhimento dos Kaingang´s, um dos povos que passa pelo município de Paiçandu, para que participem das elaborações de políticas públicas e organizações sociais, além de ser um trabalho necessário sobre conscientização e conhecimento da história dessas culturas na educação”. Disse Rodrigues.

O estudante de educação física da UEM, Nosá Ferreira Juvêncio, também participou da palestra dando seu ponto de vista sendo um Kaingang: “Sempre defendo uma boa discussão como ocorreu no encontro. Esclarecer e divulgar a nossa vida e cultura, me ajudou muito a falar em meio de pessoas que tem interesse em saber. Isso é bom pra mim e pude divulgar minha opinião sobre minha cultura Kaingang”. Falou Juvêncio.

O coordenador, Vinícius de Souza Lopes, apontou questões importantes debatidas no evento: “Acredito que o mais importante nesse encontro foi trazer à luz questões atuais como: Quem são os índios que passam por nossa cidade? O que sabemos, de verdade, sobre a cultura indígena? Que impacto eles causam em nossa sociedade? Uma vez que conhecemos e nos sensibilizamos com essas questões podemos cada vez mais mudar o contexto histórico e cultural sobre o entendimento do venha a ser "aplicabilidade da Lei 11.645/2008 dentro e fora do contexto escolar". Enfatizou Lopes. Aproximadamente 40 pessoas estiveram presentes no encontro. Representando as pastas de educação, cultura e assistência social.

Fonte: Assessoria de Imprensa - Estagiário Luiz Gabriel

 Veja Também