Covid-19
Endereço Rua 7 de Setembro, 499 - Centro - Paiçandu - Paraná - Centro
Telefone 44 | 3244-0400
Acessibilidade Cadeira

Desfile do dia 7 de Setembro e Ato cívico em Paiçandu reúne milhares de pessoas

Segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Última Modificação: 04/10/2017 16:50:38 | Visualizada 1224 vezes


Ouvir matéria

Na última quinta-feira (7) a prefeitura de Paiçandu por meio da Secretaria Municipal de Cultura, promoveu um desfile nas principais avenidas da cidade para comemorar o dia da Independência do Brasil, e em seguida, ato cívico.

De acordo com o secretário de cultura Luciano Scuissato, esse foi o maior desfile dos últimos anos. “Não temos dados sistematizados em nossa cidade em todos os setores infelizmente, mas com base na apreciação e levantamento junto às funcionárias e nos recursos investidos e também a mobilização isso pode ser afirmado”.

Autoridades do município, como o prefeito Tarcísio Marques dos Reis, vice-prefeito, Santo Gardinal e sua esposa, os secretários municipais, Andrea Chociay (obras), Gil Oscar Camargo (meio ambiente), Renato Silva (agricultura), Renato Mariotto (esporte), Eduardo Gonçalves (serviços públicos), Juarez Brito (turismo), Bruno Vasselai (indústria e comércio), Josivaldo Reis (assistência social), Hailton Joaquim (saúde), Elza Rosada (administração), Marcio Silva (finanças).

O presidente da Câmara de vereadores Nilson Ribeiro Chagas (Nilson Extrabom) e os vereadores Wesley Rodrigo Rossi, Carlos Fenille (Carlos da Band), Carlos Martins (Carlos da Creche), Edson Alves dos Santos (Chorãozinho), Adenísio José da Silva, Carlos Antônio Batista (Carlos Itaipu) e a vereadora Dolores Zavatini. Autoridades religiosas, militares e representantes de conselhos. O deputado estadual Dr. Batista participou do ato cívico.

A cidade toda se fez presente de uma forma ou de outra no desfile. Alguns grupos desfilaram, como por exemplo: Caveiras Moto Clube Brasil, Trilheiros Paiçandu, Interact Paiçandu, Balé Pastoral Da Criança De Paiçandu, Clube dos desbravadores,

Houve o desfile de símbolos do município, do estado e do país, as bandeiras foram carregadas por alunos da rede municipal e apresentadas para as autoridades que estavam no palco.

Toda a rede municipal de ensino participou, com a presença de alunos, professores, diretores, equipe pedagógica e administrativa. Os CMEIS Vereador Anísio Marconi, Claudemiro Braz, Francisco Matheus Garcia, Helena Fregadolli Dias, João Bolognesi José Chiarallo. E as escolas municipais: Padre Angelo Banki, Pedro Françozo, Professora Lucilia Vicentini Ferrari, Professora Maria Aparecida Lacal, Doutor Prudente De Morais, Santos Dumont, Vereador Antonio Linares e a Faculdade à distância de Paiçandu (FAINSEP).

A escola municipal Padre Ângelo Banki realizou uma apresentação, com a música “Tic, Tic, Tac” do grupo Carrapicho e a Escola Santos Dumont homenageou os índios.

A Secretaria de Cultura realizou duas apresentações, a primeira foi a da fanfarra municipal, premiada nacionalmente e a segunda foi dos alunos do grupo de capoeira “Pé Cruzado”.

A Secretaria de Esporte trouxe para o desfile as seguintes modalidades, o futsal Feminino e Masculino.

A Secretária de Assistência Social trouxe a Miss terceira idade, os idosos do centro de convivência e os alunos do grupo de Kung Fu Escola Shaolin Y Wudang Equipe Gran Mestre Sena E Shifu Paty Lee que faz parte do projeto do centro de convivência e fortalecimento de vínculo da secretaria. O mestre Valdeir Lunardelli está há mais de vinte anos na cidade e é referência na arte marcial na região, tem dezenas de prêmios nacionais.

Ao final do desfile, todos se colocaram em posição de sentido para a execução dos hinos nacional, de independência e da cidade de Paiçandu.

 Veja Também