Covid-19
Endereço Rua 7 de Setembro, 499 - Centro - Paiçandu - Paraná - Centro
Telefone 44 | 3244-0400
Acessibilidade Cadeira

Plano municipal de segurança alimentar e nutricional é debatido na Secretaria de Agricultura

Segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Última Modificação: 28/08/2017 10:22:14 | Visualizada 1074 vezes


Ouvir matéria

Na quarta-feira (23) pela manhã, foi realizada na Secretaria Municipal de Agricultura, uma reunião do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA) e a Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN).

O CAISAN é formado por representantes das secretarias de educação, assistência social, agricultura e saúde. Com a reunião acontecendo todas as últimas quartas-feiras do mês, este comitê pretende garantir que o plano seja montado até o próximo ano.

O objetivo do encontro foi discutir o plano municipal de segurança alimentar e nutricional, buscando a permanência do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PENAE) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que são de grande importância para a agricultura familiar e as merendas escolares.

A representante da Secretaria de Agricultura, Leoni Morais Francisco, falou sobre a importância da reunião: “É importante discutir esses temas, pois o conselho tem o papel fundamental na segurança alimentar do munícipio.”

Ana Karla Basseto, nutricionista e representante da Secretaria de Educação, comentou a relevância deste plano para as merendas escolares: “Vai garantir mais segurança e recursos para mais programas beneficiarem a merenda.” Declara Basseto. O secretário de agricultura, Renato da Silva, comentou sobre os programas: “É a garantia do direito humano a alimentação, voltada ainda mais aos que necessitam.”  

O trabalho em conjunto da secretaria de agricultura e da secretaria de educação garantem essencialmente duas coisas, a primeira é a garantia de uma alimentação de qualidade para os alunos da rede municipal, que irão se alimentar de frutas e verduras de origem certificada e a segunda é o fortalecimento da agricultura familiar, já que o município irá realizar a compra direto do produtor rural.

Fonte: Assessoria de Imprensa- Estagiário Luiz Gabriel

 Galeria de Fotos

 Veja Também