Covid-19
Endereço Rua 7 de Setembro, 499 - Centro - Paiçandu - Paraná - Centro
Telefone 44 | 3244-0400
Acessibilidade Cadeira

Secretarias de Educação e Agricultura são premiadas por boas práticas na merenda escolar em Paiçandu

Segunda-feira, 07 de agosto de 2017

Última Modificação: 15/08/2017 10:55:38 | Visualizada 1743 vezes


Ouvir matéria

A Prefeitura de Paiçandu, por meio da Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura está entre as 25 entidades vencedoras do concurso “Boas Práticas da Agricultura Familiar para a Alimentação Escolar”. Promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o concurso tem como objetivo a valorização da compra de produtos da agricultura familiar para alimentação escolar. As entidades vencedoras terão relatos compostos no caderno “Boas Práticas de Agricultura Familiar para a Alimentação Escolar: criatividade e inovação”.

No Paraná, Paiçandu e mais duas cidades foram selecionadas. Desde 2009 a Rede Municipal de Educação de Paiçandu participa do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) que destina 30% das compras da merenda escolar para agricultura familiar, foi baseado neste programa que o concurso foi criado.

A Secretaria Municipal de Agricultura contribui para o desenvolvimento do agricultor familiar de Paiçandu e região, que de acordo com o secretário de agricultura, Renato Silva, melhorou com a prática do programa. “O programa melhorou a comercialização, antes os agricultores tinham dificuldade na venda dos produtos, mas isto mudou com as compras realizadas para as merendas das escolas, isto é muito bom para a agricultura do município”. Afirma Silva.  

Um relato descrito pela nutricionista da Secretaria de Educação, Ana Karla Basseto, contou a experiência nas compras realizadas por meio do PNAE desde 2013, os cardápios são formulados para atender as necessidades nutricionais dos alunos, contribuir no crescimento, no desenvolvimento educacional e melhora no rendimento escolar. Basseto afirma que o programa melhorou o cardápio dos alunos: “Hoje temos uma diversidade muito grande de hortaliças, frutas e legumes e isto enriquece a alimentação das crianças, o pequeno agricultor não utiliza a mesma quantidade de agrotóxico como nas grandes plantações, isto proporciona uma alimentação com mais qualidade para o consumo”.

A secretária de educação, Eliane Yakestest, fala que o emprenho da gestão proporciona qualidade na alimentação dos alunos: “Graças à prática do programa as nossas crianças podem fazer diariamente refeições saudáveis que também proporciona bons resultados no aprendizado”.

No dia 20 de outubro acontecerá o lançamento do caderno de Boas Práticas de Agricultura Familiar para Alimentação Escolar, no mesmo dia o prefeito Tarcisio Marques dos Reis, receberá uma placa de premiação do concurso em evento que será realizado em Brasília.

 

 Galeria de Fotos

 Veja Também