Covid-19
Endereço Rua 7 de Setembro, 499 - Centro - Paiçandu - Paraná - Centro
Telefone 44 | 3244-0400
Acessibilidade Cadeira

Educação Física: cultura corporal e contribuição para o ensino fundamental

Quinta-feira, 11 de maio de 2017

Última Modificação: 11/05/2017 16:51:20 | Visualizada 1167 vezes


Ouvir matéria

 

Alunos do 1º ao 5º ano da Rede Municipal de Ensino possuem desde abril de 2016 a educação física na grade curricular. A realização deste enriquecimento na educação municipal foi possível, a partir de um concurso realizado no final de 2015 e que posteriormente convocou 15 professores de educação física para a mediação deste processo educativo.

Por muitos anos a educação física chegava para os alunos diretamente com os esportes, hoje, o objetivo do ensino na educação fundamental é preparar o aluno de acordo com as possibilidades propostas pelo próprio corpo, de maneira que o mesmo compreenda qual o limite de si. A educação física é componente obrigatório no currículo da educação infantil, no qual Paiçandu nunca tivera antes. A disciplina segue as diretrizes e bases da educação nacional e estadual dividida entre teoria e prática.

A teoria é enfatizada na história do movimento humano até os dias de hoje e a prática é realizada no ensino de jogos, brincadeiras, danças, ginásticas e a junção da educação física e a saúde. Desta maneira, o ensino na escola é transmitido para que a criança possa ter acesso a esse conteúdo, propiciando aos mesmos o aprendizado e desenvolvimento do espaço, das possibilidades, das regras, do respeito, da direção e o desenvolvimento na aprendizagem.

O assessor pedagógico municipal de educação física, Gilson Firmino de Goes, enfatiza a relevância de o município cumprir essa diretriz da educação nacional: “A inclusão da educação física no ensino fundamental é significativo e muito expressivo para o município, pois os alunos, os pais e os professores de outras disciplinas também ganham com isto, por que a educação física auxilia no desenvolvimento dos alunos”.

Atualmente a obesidade e o sobrepeso infantil têm sido expressivo e notório nas instituições de ensino. A partir de um estudo realizado em 2015 pelo Departamento de Nutrição da Secretaria Municipal de Educação, 30,9 % das crianças da Rede Municipal de Ensino situavam-se nessa faixa de sobrepeso e obesidade. Considerando estes dados, a inclusão da educação física na escola contribui para a formação de hábitos de atividade física constante, a fim de promover ações que contribuam para o controle dos níveis de obesidade e sobrepeso das crianças.

Fonte: Assessoria de Imprensa e Assessoria Pedagógica de Educação Física.

 Galeria de Fotos

 Veja Também