Covid-19
Endereço Rua 7 de Setembro, 499 - Centro - Paiçandu - Paraná - Centro
Telefone 44 | 3244-0400
Acessibilidade Cadeira

NOSSA CIDADE / História da Cidade

ETIMOLOGIA

                            O município de Paiçandu está localizado na região noroeste do estado do Paraná, na rodovia PR- 323 no eixo Maringá a Cianorte. Segundo dados do Censo Demográfico do IBGE, a população é de 38.936 habitantes, sua área territorial é de 171, 379 km², incluindo o Distrito de Água Boa.

                            O termo Paiçandu tem origem tupi-guarani, ‘’I-páu-zan-du’’ Ilha do Padre ou Ilha do Pai. ‘’Payssandu’’ é topônimo de cidade uruguaia, sendo o nome de uma fortaleza, onde se travou importante batalha na Guerra do Paraguai, deu-se assim a denominação ao município.

                     A saga pioneira que colonizou Paiçandu chegou à região por volta do ano de 1944. Muitas famílias se fixaram atraídas pela fertilidade das terras, próprias para o cultivo do café, que na época do desbravamento se constituía na maior fonte de riqueza da região.

                  Os trilhos de aço da ferrovia, que alicerçou o povoado, chegaram a Apucarana em 1943, a Maringá em 1954 e somente em 1973 atingiu Cianorte. Como Paiçandu estrategicamente era passagem da estrada de ferro, o povoado se fortaleceu, começando a surgir as primeiras casas comerciais nas proximidades da futura estação ferroviária, sendo pioneiro neste setor o sr. João Langoski.

                  Em 1948, tem início, por iniciativa planejada da Companhia de Terras Norte do Paraná, a formação da Gleba Paiçandu entre outras. A perspectiva de progresso atraia moradores dos mais diferentes pontos do País.                                 Criado através da Lei Estadual n° 4.245, de 25 de julho de 1960, foi instalado em 19 de novembro do mesmo ano, sendo desmembrado de Maringá.

A instalação oficial deu-se no dia 19 de novembro de 1961, sendo que nesta data foi empossado o senhor Laurindo Palma, como o primeiro prefeito municipal.

O Distrito de Água Boa faz jus ao nome por possuir suas águas minerais com minas riquíssimas em vanádio (elemento raríssimo na água fluoretada), tendo um dos quatro poços do Brasil. O vanádio é utilizado para ajudar no tratamento de várias doenças, por exemplo, anemias, carências e excesso de colesterol, além de atuar no fortalecimento de ossos e dentes. Há estudos que o apontam como antioxidante que inibe radicais livres, acelera cicatrizações e combate diabete.

                   

           

 

Distâncias entre as principais cidades do Paraná:

Maringá: 16 km

Londrina: 113 km

Cianorte: 70 km

Foz do Iguaçu: 409 km

Campo Mourão:  90km

Ponta Grossa:  264.22 km

Curitiba: 439 km