Covid-19
Endereço Rua 7 de Setembro, 499 - Centro - Paiçandu - Paraná - Centro
Telefone 44 | 3244-0400
Acessibilidade Cadeira

Integrantes do CAPS participam da caminhada em comemoração ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial

Quinta-feira, 19 de maio de 2016

Última Modificação: 19/05/2016 13:47:22 | Visualizada 1049 vezes


Ouvir matéria

Na manhã desta quarta-feira (18), os integrantes do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Paiçandu participaram, em Maringá, da caminhada em comemoração ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Os CAPS presentes fazem parte da 15ª Regional de Saúde.

O movimento da Luta Antimanicomial nasceu em 1987 e adotou como lema “Por uma sociedade sem manicômios”. Esse movimento denunciou maus tratos e as condições precárias da maioria dos hospitais psiquiátricos, mostrando que a internação, longe do convívio familiar e da sociedade, produz muito sofrimento. Hoje, graças à Reforma Psiquiátrica, essas pessoas podem ser acompanhadas por profissionais de saúde, com apoio dos demais serviços públicos, dos familiares e de toda a sociedade. O movimento lembra que, pessoas com transtornos mentais também têm direito à liberdade.

A caminhada teve início na Praça Napoleão Moreira da Silva, seguiu até a Avenida Herval e em seguida, para o Centro de Convivência Renato Celidônio, onde os integrantes de três CAPS fizeram apresentações culturais no Auditório Hélio Moreira. O evento tem o objetivo de mostrar à população um modo diferente de olhar para pessoas com transtornos mentais.

A psicóloga do CAPS de Paiçandu, Vania Vasselai Lima diz que o intuito do evento é mostrar para a sociedade que esses usuários podem realizar atividades, sem ficarem trancafiados. “Eles têm condições de viver em sociedade. Muitos deles, depois de um tempo, recebem até alta do tratamento e vão para o mercado de trabalho”, afirma.

Mais de 300 pessoas participaram da comemoração, entre elas funcionários dos CAPS e usuários que frequentam e participam das atividades de Saúde Mental.

Fonte: Assessoria de Imprensa - Estagiária de Comunicação Meliane Nabas

 Galeria de Fotos

 Veja Também