Sexta-feira, 24 de abril de 2015
Última Modificação: 19/02/2016 09:03:11 | Visualizada 2139 vezes
Sem a participação dos moradores é impossível alcançar bons resultados. É preciso trabalhar para juntos para que a Dengue fique longe da cidade e das famílias.
Ouvir matéria
A Prefeitura e a Secretaria de Saúde estão convocando toda a população de Paiçandu e Água Boa para uma parceria contra o mosquito transmissor da Dengue (Aedes Aegypti). Para que isso aconteça é necessária a participação de todos.
A secretária de Saúde, por meio da secretária Silvanir Pereira Higino Sandrigo esclarece que o problema da Dengue nunca deixa de ser uma preocupação para os agentes da saúde municipal, visto que a equipe está nas ruas da cidade todos os dias. Lembrando que a equipe disponível é suficiente para atender a cidade e o município não está em epidemia.
Segundo a secretaria ainda há dificuldade com muito imóveis/casas que se encontram fechados, e alguns moradores que impedem a entrada dos agentes. “Assim não há como realizar a vistoria e orientação. Por isso pedimos aos moradores que trabalham fora e retornam somente à noite que observam seus quintais. A sua saúde e a do vizinho dependem desse cuidado que cada um deve ter com seu quintal”, destaca Silvanir.
A Prefeitura de Paiçandu/prefeito Tarcisio Marques dos reis e o setor de fiscalização explicam que todos os trabalhos de combate ao mosquito transmissor da Dengue estão sendo realizados: os agentes de saúde estão todos os dias nas ruas, os terrenos estão sendo limpos e dos donos notificados. Nos anos de 2013/2014 foram roçados aproximadamente 200mil metros de terrenos e os proprietários receberam a multa. Ao todo 138 terrenos foram notificados e a prefeitura fez a limpeza e enviou multas aos proprietários. De acordo com o setor de fiscalização, vários donos dos terrenos entraram com recurso contra a prefeitura para não efetuar o pagamento da multa. Outro agravante é o acumulo de lixo nas vias públicas e terrenos baldios. Embora seja realizada a limpeza, muitos moradores descartam pneus, entulhos e outros lixos nas datas que estão vazias.
Mesmo assim os trabalhos desempenhados pela prefeitura serão intensificados, no entanto sem a parceria população é impossível alcançar resultados positivos.
Cada um fazendo a sua parte é possível diminuir, de forma considerável, a transmissão da doença – São cuidados simples que farão a diferença, o principal deles é eliminar possíveis criadouros do mosquito: o jeito mais eficiente é não deixar água parada.
Pedimos à população que receba os Agentes de Saúde, eles estão uniformizados, usam crachá, e sabem orientar os moradores sobre os cuidados que devem tomar com a limpeza dos quintais e os riscos da doença. Pedimos ainda que fiquem atentos em locais que podem se tornar focos dos mosquitos e façam denúncias nas secretarias: Saúde (3244 1012); Serviços Públicos (3244 8420); Meio Ambiente (3244 9202).
Para uma cidade sem Dengue é fundamental que a população se conscientize, é necessária a participação de todos.
Fonte: Assessoria de Imprensa